Catarata

Catarata é a opacificação do cristalino (lente natural do olho). Existem várias causas, sendo a mais comum delas relacionada ao envelhecimento normal dessa estrutura. Seus principais sintomas são borramento ou perda da visão lentamente progressiva, em geral ao longo de meses e anos, afetando um ou ambos os olhos. Seu tratamento é cirúrgico, melhorando a visão através  de implante de uma lente intraocular artificial.

Teste do Olhinho

Este exame é realizado em recém nascidos e serve basicamente para triar alterações oculares que possam interferir no desenvolvimento da visão. Geralmente é feito dentro do primeiro mês de vida para avaliar a anatomia ocular e a transparência dos meios ópticos e repetido por volta de 6 meses de vida para avaliação funcional, quando são observadas a movimentação ocular e a capacidade do bebê de fixar e seguir pessoas ou objetos, além de possíveis diferenças de grau que possam prejudicar o desenvolvimento visual.

Olho Vermelho

É um quadro muito frequente, podendo ser causado por inúmeras doenças: conjuntivite viral ou bacteriana, úlcera de córnea, uveíte, episclerite, esclerite, etc. Por esse motivo, é importante a avaliação do especialista para diagnóstico e tratamento, devendo ser evitado a automedicação.

Síndrome do Olho Seco

A lágrima é um liquido produzido pelas glândulas lacrimais, composta por água, sais minerais, proteínas e gorduras. Tem função de lubrificar, limpar e proteger os olhos, ajudando a manter boa visão. Uma alteração na qualidade ou quantidade de lágrima pode ressecar a superfície do olho, causando sintomas como irritação, lacrimejamento e diminuição da acuidade visual. Deve ser avaliada por oftalmologista para tratamento mais adequado para cada caso de síndrome do olho seco.

Doença Macular Relacionada à Idade

Degeneração macular relacionada a idade é uma doença incidente em pacientes idosos. Ocorre, em pacientes predispostos, por alterações nas camadas celulares da retina na região da mácula, que corresponde a parte central da visão, por esse motivo esses pacientes apresentam embaçamento visual central. Consultas oftalmológicas periódicas podem diagnosticar a doença na fase inicial. Nestes casos o uso de formulações de poli vitamínicos específicos podem retardar ou evitar os sintomas.

Retinopatia Diabética

Alteração retiniana causada por níveis glicêmicos elevados de paciente diabéticos. Tem como principal alvo os vasos sanguíneos da retina. Inicialmente assintomática, pode avançar rapidamente causando danos visuais permanentes e até cegueira. Pacientes diabéticos devem ser periodicamente avaliados por médicos oftalmologistas visando diagnóstico e, se necessário, tratamento precoce.

Descolamento de Retina

Ocorre quando por algum motivo a retina se afasta da coroide, responsável pelo seu aporte sanguíneo. Tem como principal causa uma ruptura (rasgo) retiniano que pode ocorrer de forma traumática ou espontânea em pessoas com predisposição (geralmente pacientes míopes com lesões periféricas de retina). Tem como principais sinais de alarme: flashes de luz em campo de visão e/ou aumento repentino de moscas volantes. Já seus principais sintomas são perda de campo visual e redução da visão. Portanto pacientes míopes e aqueles que apresentem tais sintomas devem ser avaliados por especialista.

Glaucoma

Glaucoma é uma doença silenciosa (assintomática)  que causa diminuição progressiva da visão devido a danos estruturais ao nervo óptico, tendo como principal fator de risco o aumento da pressão intraocular. Com o passar do tempo e os danos causados pelo glaucoma neste nervo, o paciente passa a apresentar pontos cegos no campo visual, podendo progredir para cegueira irreversível se não for diagnosticado e tratado adequadamente por um oftalmologista.

Cirurgia Refrativa (Correção de Grau)

A cirurgia para correção de grau visa a diminuição de dependência dos óculos e lente de contato. Existem várias técnicas disponíveis atualmente, entretanto na maior parte dos casos utilizamos o excimer laser (específico para cirurgia refrativa) para auxiliar no tratamento cirúrgico. O paciente deve ser avaliado individualmente para esta cirurgia, devido a critérios necessários para realização desse procedimento com mais segurança.

Pterígio

Pterígio é uma membrana composta por tecido fibroso que cresce com frequência na região mais perto do nariz dos olhos, avançando para a córnea (região transparente da superfície ocular). Seus sintomas são:  sensação de areia e irritações frequentes, além de incomodar esteticamente. O tratamento deve ser avaliado por oftalmologista, pois inclui tanto o tratamento cirúrgico quanto clínico, dependendo de cada caso.

Open chat
1
Clique no ícone do Whatsapp para enviar mensagem.