Catarata

Catarata é a opacificação do cristalino (lente natural do olho). Existem várias causas, sendo a mais comum delas relacionada ao envelhecimento normal dessa estrutura. Seus principais sintomas são borramento ou perda da visão lentamente progressiva, em geral ao longo de meses e anos, afetando um ou ambos os olhos. Seu tratamento é cirúrgico, melhorando a visão através  de implante de uma lente intraocular artificial.

Laser

Há várias finalidades para o uso de laser em oftalmologia. Quando bem indicada podem prevenir doenças como: Glaucoma e descolamento de retina, além de tratar retinopatia diabética e oclusões vasculares de retina evitando sua progressão para formas mais graves. Além disso pode ser usado após opacificação de lentes intra oculares em pacientes já operados de catarata.

Injeções Intra Vítreo

Procedimento utilizado com várias finalidades terapêuticas, visa principalmente tratar alterações vasculares/inflamatórias retinianas causadas por algumas doenças como: Retinopatia diabética, degeneração macular relacionada a idade, oclusões venosas dentre outras. Consiste na aplicação de um medicamento na câmara posterior do olho em ambiente cirúrgico.

Lentes de Contato

A adaptação e uso de lente de contato gelatinosa ou rígida deve ser monitorado regularmente por um profissional devido aos possíveis danos causados aos olhos em consequência de uma má adaptação ou não acompanhamento. As lentes rígidas são necessárias em alguns casos de doenças ou irregularidades corneanas.

Transplante de Córnea

O transplante de córnea é utilizado para tratar diversas opacidades e doenças da córnea, sendo a principal causa no Brasil o ceratocone. Existem atualmente vários tipos de transplante de córnea. O transplante pode ser realizado de toda  espessura da córnea ou apenas de algumas camadas  (chamado de transplante lamelar). É importante avaliação específica por um médico oftalmologista para avaliação detalhada.

Crosslinking

Tratamento corneano que tem como objetivo impedir a progressão do ceratocone. É realizado através da aplicação de uma vitamina (riboflavina) e irradiação de luz ultravioleta, visando o aumento as ligações de colágeno da córnea e consequentemente impedindo a progressão da doença na maioria dos casos. Necessário avaliação individual para indicação deste tratamento, dependendo da progressão da doença em cada paciente.

Anel Intraestromal

Indicado para pacientes com ceratocone ou doenças ectásicas da córnea (que aumentam a curvatura da córnea) que não conseguem adaptar lente de contato rígida ou óculos. Seu principal objetivo é a melhora da curvatura e irregularidade da córnea, tornando assim mais viável a adaptação de óculos ou lente de contato rígida. Cada caso deve ser avaliado particularmente para decisão se é seguro a implantação do anel e possibilidades de sucesso no pós operatório.

Open chat
1
Clique no ícone do Whatsapp para enviar mensagem.